GUIA COMPLETO SOBRE TOPOGRAFIA


Guia completo sobre topografia oferecido pela SWO Engenharia

Em qualquer tipo de construção, é imprescindível o uso de algumas técnicas e serviços que levantam informações importantes para o projeto arquitetônico. Tais informações podem possuir forte influência em uma obra, já que adaptações são necessárias para garantir uma estrutura bem feita e a segurança de todas as pessoas que trabalham naquele ambiente.

A topografia é uma ciência que possui grande relevância nesse cenário, sendo que o seu principal objetivo é descrever de forma completa e minuciosa a estrutura de um local onde se pretende realizar uma construção. O documento obtido por meio desse estudo contém dados como: acidentes geográficos (juntamente com a sua localização e situação atual), medidas de área e perímetro, variações no relevo, entre outros.

Instrumento fundamental na implementação e acompanhamento de obras de diversos tipos, a topografia também conta com representações gráficas da área em questão, que são chamadas de cartas ou plantas topográficas.

Em quais locais o levantamento topográfico pode ser realizado?

O serviço proveniente da topografia é popularmente conhecido como levantamento topográfico. Há pessoas, também, que preferem se referir a esse trabalho pelo nome de levantamento planialtimétrico. O fato é que esse termo só se aplica quando estamos falando de áreas pequenas. Isso quer dizer que a topografia só é topografia quando ela é realizada em um local de tamanho reduzido.

Note que não estamos falando do porte de uma construção, e sim da área que ela irá ocupar. Contanto que o tamanho do local ocupado por ela não passe do permitido, obras de todos os tipos podem utilizar as informações contidas por esse tipo de levantamento, desde projetos viários até edificações, urbanizações (loteamentos) e movimentos de terras. Devemos ficar atentos, entretanto, quando tratamos de áreas maiores. Nesse caso, o termo geodésia é utilizado.

Por que devo realizar os serviços relacionados à topografia?

Se você quiser garantir a qualidade e segurança da sua obra, então o projeto de topografia não pode ser deixado de lado. Esse serviço é fundamental tanto no planejamento quanto na própria construção, já que evita diversos tipos de problemas.

A topografia analisa absolutamente todos os aspectos de uma área. Dessa forma, ela é capaz de prever situações desconfortáveis que podem surgir ao longo de uma construção e, assim, modifica e adapta o projeto arquitetônico de acordo com tais informações, de forma a evitá-los.

Não só isso: é com esse tipo de dado que se torna possível facilitar a visualização de tudo o que envolve uma obra, desde os imprevistos que podem surgir até os materiais que serão utilizados. É por isso que a topografia, além de auxiliar na idealização geral de um levantamento, também ajuda a avaliar a sua viabilidade financeira, sugerindo ajustes e proporcionando maior economia de recursos.

A obrigatoriedade do levantamento topográfico

A prefeitura só aprova uma obra caso a segurança do projeto seja comprovada. Essa segurança tem relação não só com os trabalhadores – que devem, sempre, ser profissionais treinados, capacitados e equipados por equipamentos de proteção pessoal -, mas também com todos os aspectos do local onde tal construção será realizada.

Todas essas informações são facilmente obtidas por meio da topografia e, por isso, é importante contatar uma empresa de topografia especializada nessa área para que esse serviço seja feito da forma adequada. Qualquer divergência que exista entre a planta e a realidade deverá ser analisada cuidadosamente, respeitando as limitações do projeto, do orçamento e do próprio local.

Quem é o profissional responsável pelo projeto de topografia?

Para garantir a exatidão e precisão do seu levantamento planialtimétrico, é necessário que uma pessoa profissional e com experiência na área realize esse serviço. É por isso que a SWO conta com topógrafos especializados, que são capazes de proporcionar um documento completo para você.

Dentre as funções do topógrafo, podemos incluir: demarcação da área e dos pontos de execução do projeto, auxílio à equipe de escritório na elaboração de relatórios, acompanhamento da construção, entre outros. Quando tratamos da topografia com GPS, é esse profissional que irá manusear esse equipamento.

É importante lembrar que os serviços oferecidos pelo topógrafo não devem ser descartados após a elaboração do projeto arquitetônico. Ele deve acompanhar toda a execução da obra, verificando se tudo está sendo produzido conforme o esperado.

Além disso, ele também averigua se a construção está bem alinhada e posicionada, monitorando tudo o que lá ocorre. Se a estrutura for deslocada, por exemplo, ou se algum imprevisto ocorrer, deve-se recorrer ao topógrafo. Ele é o único capaz de adequar uma construção aos empecilhos que vão surgindo de acordo com o avanço da obra.

Informações obtidas por meio da topografia

O documento obtido a partir dos serviços de topografia conta com uma variedade de dados importantíssimos. Capaz de intervir de forma muito forte em um projeto arquitetônico, esse documento sempre deve ser estudado e levado em consideração na hora de elaborar tais plantas. Saiba quais são as principais informações apontadas:

  • Se existem árvores dentro ou ao redor da área em que a construção será realizada, é necessário apontar o seu posicionamento e circunferência no projeto e preservá-las. Caso você deseje demolir a plantação, deverá obter autorização e deixar essa preferência explícita no documento, juntamente com uma justificativa;
  • Cercas e muros devem ter o seu espaço e posicionamento demarcados de maneira muito precisa. Só assim é possível saber onde cada equipamento e estrutura será localizada na sua construção;
  • O posicionamento de córregos e faixas de drenagem ou tubulações deve ficar muito claro em todo o documento. Essa exigência também se refere ao posicionamento de bocas de lobo, postes de iluminações públicos, largura das calçadas e todo e qualquer tipo de elemento externo que pode vir a interferir no projeto;
  • Todos os cálculos relacionados a cortes e aterros devem ser feitos mais de uma vez para, assim, terem os seus dados verificados. Isso é muito importante pois podem interferir na tubulação e abastecimento de água, por exemplo, entre tantos outros fatores.

Esses são apenas alguns dos diversos dados coletados pelos serviços de topografia. Embora o local seja estudado de forma minuciosa antes da construção começar, de fato, a ser realizada, imprevistos podem surgir ao longo do caminho. Por isso, é importante contar com a presença do topógrafo durante todo o processo. Ele é capaz de fazer as adaptações necessárias sem prejudicar ou interferir nas suas necessidades.

Como é feito o levantamento topográfico?

Para obter todas as informações esperadas, é preciso que o topógrafo siga uma série de passos relacionados ao levantamento topográfico. Só assim ele conseguirá garantir a exatidão de seus dados e a qualidade do seu plano de construção.

O primeiro passo é determinar quais são os pontos de referência para, assim, situar todos os elementos do terreno. Para isso, o topógrafo utiliza uma posição aleatória como referência, e ele se tornará o ponto de partida. Dentro do terreno, o restante das marcas formará uma poligonal. Um aparelho de medição será posicionado sobre o sinal inicial, formando o que chamamos de Estação Total.

O centro deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto porque é a partir dele que a distância até o ponto seguinte será medido. Com o sensor infravermelho, o profissional responsável por este serviço irá medir a posição e a distância de todas as marcas. Todos os dados coletados serão colocados na carta topográfica que será fornecida aos projetistas.

As subdivisões da topografia

Como a topografia é capaz de atender a uma vasta gama de necessidades, os seus recursos podem ser utilizados em locais variados. Para contratarmos os serviços corretos, diversas subdivisões foram criadas para facilitar esse processo.

O levantamento topográfico, que também pode ser simplesmente de topometria, trata das características da superfície de um terreno. Retrata as dimensões dos lotes com dados confiáveis que poderão ser utilizados na elaboração de projetos e, geralmente, são apresentados para os responsáveis por meio de desenhos, curvas de nível e perfis, podendo ser dividido em duas categorias:

  • Levantamento planimétrico: a planimetria (ou placometria) é uma ciência relacionada às projeções horizontais dos pontos do terreno. Deve sempre ser verificada pois, muitas vezes, as medidas indicadas na escritura não conferem com os dados reais;
  • Levantamento altimétrico: a altimetria (ou hipsometria) diz respeito às alturas no relevo do solo. Por isso, é responsável por estudar todos os procedimentos, métodos e instrumentos de distâncias verticais e também de diferenças de níveis.

A SWO e a topografia: por que confiar nos nossos serviços?

Fundada em 1990, a SWO Engenharia é uma empresa especializada em topografia e áreas correlatas. Possui uma experiência impressionante que a torna capaz de atender todos os seus clientes de forma excepcional. Desde a sua inauguração, esteve envolvida em diversos tipos de projetos, sempre procurando garantir a qualidade de seus serviços.

É por isso que, atualmente, a SWO está entre as melhores empresas desse ramo no Brasil. Com um extenso catálogo de serviços, supre todas as necessidades dos seus consumidores. Conheça os trabalhos mais requisitados!

Topografia em estradas

Quando tratamos da terraplanagem e de quaisquer outros serviços relacionados à construção de pavimentos, devemos ter a noção de que a Topografia em Estradas é indispensável. A função básica deste trabalho é obter informações específicas sobre uma área. Dessa forma, somos capazes de saber quais são os contornos, dimensões e posições exatas daquele local, de forma que podemos representá-los perfeitamente.

Todos os dados obtidos pela topografia em estradas devem ficar documentados, tanto os naturais quanto os artificiais. Assim, visualizações futuras poderão acontecer para conferir certos detalhes da pavimentação.

Apenas engenheiros podem colocar em práticas tais projetos rodoviários e ferroviários e, por isso, é necessário que um técnico especialista realize a topografia em estradas, seguindo todas as normas vigentes.

Topografia com GPS

Hoje em dia, podemos encontrar diversos tipos de recursos para realizar o levantamento topográfico de forma eficiente e exata. Foi nesse cenário que o GPS se tornou altamente popular nos serviços de Topografia com GPS. Ele auxilia na análise do solo demarcado, obtendo informações muito importantes como comprimento, largura, altura e altitude do terreno.

Com o GPS, se torna possível definir as áreas verdes preservadas ao mesmo tempo em que se delimita o espaço exigido por lei. Podemos afirmar, então, que a topografia realizada com esse mecanismo é mais segura, nos oferecendo resultados impressionantes de forma ágil.

Projeto de topografia

O principal objetivo de um Projeto de Topografia é apontar os principais pontos dos relevos incluindo, é claro, os acidentes geográficos daquela porção de terra.

Para que esse serviço seja realizado de forma segura e responsável, é necessário seguir todas as etapas que já foram citadas anteriormente. O aconselhável é que esse trabalho aconteça no planejamento da construção. Assim, se torna mais fácil adaptar as características da área às suas necessidades, prevenindo erros de construção e evitando futuros gastos extras.

Topografia industrial

Desenvolvida com base na topografia tradicional, a Topografia Industrial está se tornando cada vez mais popular em serviços específicos, como obras civis ou serviços relacionados à engenharia mecânica. Alguns trabalhos relacionados à essa categoria são: construção de túneis, análise de deslocamento de taludes e encostas, fabricação de peças, construção de veículos aeroespaciais, entre outros.

É por meio da topografia industrial que podemos controlar e verificar a eficiência de peças utilizadas nesses locais tão importantes. Assim, maiores benefícios são garantidos ao produto final, que tem a sua qualidade aumentada. Utilizando uma série de técnicas inovadoras, os profissionais garantem três vantagens:

  • Desgastes no início das atuações são facilmente evitados;
  • Evitam-se vibrações;
  • O aquecimento e a perda de potência do equipamento são impedidos, aumentando a sua vida útil.

Ainda tem dúvidas? A SWO pode te ajudar!

Com esse guia, nosso principal objetivo era sanar as principais dúvidas de nossos clientes relacionadas a todos os serviços de topografia. Contudo, para pessoas mais leigas, confusões podem surgir ao longo do caminho e é por isso que a SWO se coloca à sua disposição!

Caso você queira obter mais informações sobre todo o universo da topografia, não hesite em nos contatar! Possuímos uma equipe de profissionais treinados, capacitados e qualificados que podem lhe atender de forma eficiente e satisfatória. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas! Não importa qual método você escolha, saiba que, com a SWO, a qualidade do seu serviço estará garantida!