TOPOGRAFIA E GEODÉSIA


Topografia e geodésia são técnicas complementares, uma vez que os instrumentos usados para obter os resultados necessários são semelhantes. A primeira faz parte da segunda, contudo, é considerado um método limitado por verificar apenas as descrições de uma porção de terra, da superfície total do terreno. Já quando se executa a segunda, levam-se em consideração a forma do local e suas dimensões em relação à Terra.

O topógrafo é o profissional responsável por programar e estudar as medições da topografia e geodésia. A última é aplicada nos serviços de levantamento topográfico quando existe a necessidade de controlar os pontos exatos do terreno, que serão analisados. A topografia tem por finalidade "tornar plana" a superfície onde, na etapa seguinte, profissionais darão início a obras ou serviços ligados a mineradoras, engenharia do meio ambiente, etc.

Na topografia, verifica-se a planície da Terra e dispensa-se suas curvaturas, agora, na geodésia, todas as dimensões e formatos são importantes para alcançar um resultado completo. Entretanto, ainda que haja diferenças inclusive nos cálculos para topografia e geodésia, as duas são indispensáveis e totalmente precisas para o estudo de um terreno.

Por que executá-las?

Topografia e geodésia são métodos essenciais utilizados por Topógrafos e Engenheiros, que têm como objetivo gerar mapas, cartas e plantas. Por meio deles se podem fazer medições terrestres, levando em consideração que a base desses estudos é a representação matemática (em números) das posições e quaisquer elementos da Terra.

Veja abaixo as utilidades das técnicas Topografia e Geodésia:
  • Desapropriação de Imóveis
  • Demarcação, Desdobro e Desmembramento de Lotes
  • Georreferenciamento de Áreas Rurais e de Imóveis
  • Levantamento Planialtimétrico com GPS e RTK
  • Locação de Lote e Terrenos
  • Medição de Terreno
  • Nivelamento Geométrico
  • Perícia e Avaliação de Imóveis
  • Retificação de Área

A funcionalidade da topografia e geodésia é tamanha que, ao serem executadas, podem-se desenvolver projetos de loteamento, fazer a divisão de terras em situações de herança ou vender lotes de propriedades rurais ou urbanas. Ademais, uma obra só começa depois que o topógrafo estuda o terreno e faz as marcações. Seus serviços, inclusive, são indispensáveis durante a construção.

Para saber mais sobre Topografia e Geodésia

Ligue para (11) 2969-5349 / (11) 2351-4650 (11) 97215-8640 ou preencha corretamente o formulário no site.